Quem será o novo Presidente da Câmara de Porto Seguro?


Pela quarta vez a Câmara de vereadores de Porto Seguro tenta realizar a eleição da mesa diretora e anunciou a sessão para dia 10 de janeiro de 2019.

O presidente interino da Casa Legislativa de Porto Seguro, Evanildo Santos Lage (Van Van) no pleno exercício de seus poderes concedido em decisão judicial proferida nos autos do Agravo de Instrumento nº 8000084-83.2019.8.05.0000, que considerou sua posse legítima e legal, e em obediência ao determinado na decisão da juíza Maria do Rosário Passos de Calixto que, exortou ao presidente interino, a realização de eleições imediatas para a mesa diretora da Casa, publicou edital nesta segunda-feira, 07/01, convocando todos os vereadores para comparecerem no dia 10/01/19, quinta-feira próxima, à sessão extraordinária que receberá as chapas interessadas na disputa eleitoral e procederá ao evento que escolherá a nova mesa diretora.
Foram várias as tentativas de se realizar as eleições. Todas frustradas!  Ambas nos dias 20 e 28 de dezembro e 04 de janeiro, respectivamente. A primeira tentativa houve atos de vandalismo e a Policia Militar foi acionada para conter os ânimos. Segundo comentários, os atos de vandalismo foram orientados por grupos interessados em cancelar a sessão para que houvesse mais tempo para o grupo dos ''Oliveiras'' pudessem articular alguns Edis.
Vereadora Ariana era nome unanime no Grupo dos 09. Agora com a entrada do Governo na composição, ela continua?
Na segunda tentativa, a justiça atendeu um pedido para que a sessão fosse cancelada, por entender que deveria haver transparência na votação. Já na terceira tentativa a justiça concedeu liminar para que o Ex. Presidente Evai Fonseca ficasse no cargo até a realização da eleição, mas, em uma reviravolta o Vereador mais velho assumiu a Presidência por uma outra ordem Judicial.
Van Van assumiu a Presidência e vai organizar a eleição. Tem habilidade para negociar e se manter no cargo?
Em todas as articulações encabeçada pelo Vereador Elio Brasil, a Vereadora Ariana constava como Presidente, mas, houve várias articulações por parte do Grupo governista para desmontar a chapa da oposição. Segundo articuladores da Prefeita, o grupo não vai perder a Presidência, e várias articulações estão sendo feitas  para desmontar o ''grupo dos nove''. A sociedade espera ansiosa por um parlamento livre, sem interferência, que a justiça esteja vigilante em possíveis manobras envolvendo recursos públicos na compra de votos de Vereadores por parte da situação. As informações colhidas por nossa reportagem, dão conta que,  o Presidente da casa legislativa, poderá ser um nome que não esta entre os postulantes, uma grande manobra e uma grande surpresa para muitos. Caso isso não ocorra, aplaudiremos o estado Democrático de direito, e a transparência na egrégia Câmara de vereadores de Porto Seguro. 
Ou, um novo nome aparecerá nas negociações para o consenso?
Até o momento nenhuma chapa foi registrada e tem até a última hora do dia 10, antes da sessão para apresentarem os concorrentes. Entre os possíveis  candidatos do grupo governista, o Vereador Geraldo Contador e Bibi Ferraz, podendo haver uma reviravolta com um novo nome. Já o grupo dos 09 encabeçado com Ariana -Presidente, poderá sair vitorioso, caso não haja traição, ou, aliança geral. Já se comenta nos bastidores que poderá haver uma composição em comum acordo com a gestão na composição de uma única chapa. Aguardem!.  

Nenhum comentário