Rio Buranhém: A Draga das sucessivas mortes e tragédias

 Alheio aos perigos que cercam os vales misteriosos do Rio do Peixe, banhistas de Porto Seguro continuam desafiando os perigos do famoso rio. O Rio está no centro do triângulo turístico do Sul da Bahia, que envolve Arraial D’Ajuda, Trancoso e Porto Seguro, onde abrange uma área de 377,8 km², corta o Centro do município e permite passeios ecológicos até a Ilha do Pau do Macaco, uma das várias ilhas fluviais. Mais conhecido como Rio Buranhém, esse rio já foi palco de muitas mortes por afogamento de crianças, jovens, idosos e adolescentes, que alheio as tragédias, desafiaram suas rotas e morreram. Neste fim de semana, mais uma vitima foi encontrada sem vida nas águas calmas do Buranhém.  
Mias uma vitima de afofamento-Foto Internet-Itaporanga
Por: Edmilson Ciriacco
A Tribuna Bahia

Uma adolescente identificada como sendo Amanda Davilin Falores Santos, 14 anos morreu  domingo 27/01/2019 no local das dragas no rio do peixe em Porto Seguro.

As primeiras informações dão conta que a adolescente teria se afogado enquanto tomava banho.

Nossa reportagem foi informada que no momento do afogamento outra amiga de quinze anos também começou se afogar, mas foi socorrida e conseguiu ser salva.

O corpo de Amanda foi removido para o IML de Porto Seguro.

Rio do Peixe_ A TRIBUNA BAHIA-Porto Seguro


Bacia do Rio Buranhém

A Bacia do Buranhém abrange municípios importantes para o setor de turismo nacional nos estados de Minas Gerais e da Bahia, passando inclusive sob a BR-101, importante rota de integração nacional. O Rio está no centro do triângulo turístico do Sul da Bahia, que envolve Arraial D’Ajuda, Trancoso e Porto Seguro, onde abrange uma área de 377,8 km², corta o Centro do município e permite passeios ecológicos até a Ilha do Pau do Macaco, uma das várias ilhas fluviais locais entre ecossistemas diversos, além de formar um estuário com 12 km de extensão, com manguezais e espécies estuarinas características.

Nas proximidades da foz, com vazão média de 25,65 m³/s, acontece a pesca e o transporte por balsas entre as margens, durante 24 horas. A Bacia também foi o pano de fundo do descobrimento das terras brasileiras pelos portugueses.
Rio Buranhém
O Rio Buranhém nasce na Pedra do Cachorro, na Serra dos Aimorés, em Santo Antônio de Jacinto (MG). Conhecido também como Rio do Peixe ou Porto Seguro, percorre 20 km em Minas Gerais e 128 km na Bahia, para completar 148 km de curso até sua foz no Oceano Atlântico, entre Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, entre as belas praias do Cruzeiro e do Apaga-Fogo.
LocalizaçãoA Bacia do Buranhém está localizada nas regiões Sudeste e Nordeste, passando pelos estados de Minas Gerais e da Bahia. Sua área confronta com as bacias do Rio Jequitinhonha, a oeste e ao norte, dos rios João de Tiba e dos Mangues, ao norte, dos rios Jucuruçu, Caraíva e do Frade, ao sul, e com o Oceano Atlântico, ao leste.

Nenhum comentário