Jota Neto coloca nome a disposição do PT para disputar a Prefeitura de Itamaraju ano que vem

O PT (Partido dos Trabalhadores), que governou Itamaraju por 12 anos, ficou fora do pleito nas últimas eleições municipais para prefeito. Dois anos depois, com uma coordenação reestruturada, foi o partido mais votado na chapa majoritária de Presidente com 55,19%  obtendo 16.393 votos.  Já para o Governador Rui Costa com 67,88% obteve 17.867 votos e Valmir Assunção, sendo o Deputado Federal mais votado com 18,39% somando 5.319 votos, além do Estadual Suica com 11,68% somando 3.398 votos .
Com toda essa bagagem, o partido que tem a sua força ligado aos movimentos sociais, vai fazer a diferença nas eleições de 2020 para Prefeito em Itamaraju. O Site A TRIBUNA BAHIA vai entrevistar os nomes mais cogitados das siglas mais importantes e que se manifestarem  em concorrer a cadeira do atual Prefeito Marcelo Angenica do PSDB, que ainda não decidiu se vai concorrer a reeleição.
____________________________________________________________________________-
ELEIÇÕES 2020 - A TRIBUNA BAHIA - Por: Edmilson Ciriacco
ENTREVISTA / JOTA NETO (PT)
*Militante do PT desde 1989, Jota Neto já foi Diretor do SINE BAHIA, fez parte da equipe de comunicação da SEDES (Secretaria de desenvolvimento Social do Estado),  foi chefe do escritório da CAR- Companhia do Desenvolvimento e ação Regional em Itabuna,  hoje  coordenador do Serviço Territorial Familiar, sediada em Eunápolis.
Militante do PT ha 30 anos, Jota Neto é Natural de Itamaraju, muito ligado no meio da comunicação e dos Movimentos Sociais.
Jota Neto coloca nome a disposição do partido para disputar a Prefeitura de Itamaraju em 2020

A TRIBUNA: Nas eleições de 2018, O PT, que todos achavam que seria engolido nas urnas no município, deu a volta por cima e foi o mais votado para Governador, Senadores, Deputados Federal e estadual. A quem o Sr. atribui esse crescimento politico?

Militante do PT desde 1989, Jota Neto já foi Diretor do SINE BAHIA, foi chefe do escritório da CAR- CompanhIa do Desenvolvimento e ação Regional em Itabuna, hoje  coordenador do Serviço Territorial Familiar sediada em Eunápolis
Jota Neto: O PT em Itamaraju  teve um desempenho extraordinário, mesmo diante de uma conjuntura nacional difícil, o povo de Itamaraju  reconhece o Partido dos trabalhadores  como uma  ferramenta importante, um instrumento de luta que sempre esteve  ao lado  da classe trabalhadora brasileira. O desempenho do  governador Rui Costa  mostrou para Bahia uma outra forma  de governar com sabedoria , inteligência e sobretudo com muita competência. Já o nosso  deputado  federal, Valmir Assunção, mantém sua postura como parlamentar exemplar. Foi eleito como o parlamentar mais presente no Congresso Nacional,  suas votações sempre foram pautadas na defesa dos trabalhadores, dos movimentos sociais e do povo brasileiro. Em Itamaraju foi autor de diversas emendas para calçamento, asfaltamento de ruas, quadras de esportes e sua grande bandeira ''a BA Itamaraju a Jucuruçu que em breve será uma grande realidade para toda nossa região.



A TRIBUNA: O PT governou Itamaraju por 12 anos com um único nome em evidencia, é o momento de abrir espaço para novas lideranças?


Jota Neto: O PT venceu três eleições em Itamaraju  com o companheiro  Frei  Dilson, uma marca que  poucas lideranças políticas da Bahia conseguiram atingir, é  preciso reconhecer o  trabalho que o Frei Dilson  implantou em seu governo,  resgatando a dignidade e a cidadania de um povo como  realização  de concurso  público, pagando sete meses de salários atrasados ao funcionalismo público, pagava  em dia  valorizando os trabalhadores da educação do município, melhorando  muito  a saúde com implantação dos  primeiros  postos de saúde de Itamaraju. 
Mas a renovação  é preciso  que aconteça em todos  os  segmentos  da sociedade,  inclusive  na política,  também  é  preciso   que  novos nomes  apareçam, é  natural  que  seja assim.


A TRIBUNA: Nessa visão e com a votação expressiva que o PT deu a seus representantes, o Sr..  acha que o partido deverá ter uma candidatura própria?


 Jota Neto: O resultado obtido  nas  urnas  pelo partidos  dos trabalhadores em Itamaraju, na Bahia  e  no  Brasil, nos  credencia  a  ter uma candidatura  própria em Itamaraju. Observe que  a nível nacional  o PT  obteve 47 milhões  de votos,  fizemos  a maior bancada na Câmara Federal com 56 deputados, 4 senadores da República e 4 governadores, inclusive o governador Rui Costa  eleito com mais de 75% dos votos no estado. Aqui  em Itamaraju  vencemos  as eleições  em todos  os níveis,  fizemos Valmir Assunção e Suica  os deputados federal e estadual  mais  votados do município,  deixando  pra trás candidatos de outros grupos políticos da cidade, isso nos dá  a certeza de que podemos  escrever  uma nova página na política  de Itamaraju e ser protagonista  de nossa própria história.



A TRIBUNA: Qual seria o perfil ideal de um possível candidato do PT a Prefeito de Itamaraju?


 Jota Neto: Ter experiência, capacidade de gestão, capacidade de  dialogar com todos os segmentos da sociedade, interlocução com outros partidos e ter experiência administrativa. O perfil ideal é de quem conhece os anseios da sociedade Itamarajuense, de quem conhece as necessidades do povo que mora no interior e nas periferias da cidade, é de quem tenha sensibilidade pela saúde, mas também se preocupe com a mão de obra qualificada e a geração de emprego para a juventude. O perfil do próximo Prefeito de Itamaraju é abrir mão das vaidades e das alianças ''inescrupulosas''  e fazer uma aliança com o povo, ouvindo a população e suas prioridades.

A TRIBUNA: O Sr. ocupa cargo de confiança no estado, é da base de Valmir e Rui Costa, se fosse o indicado a concorrer a Prefeitura de Itamaraju, aceitaria?

 Jota Neto: Sei que  o nosso  partido  tem vários  nomes importantes  que gostariam de contribuir  com o nosso município, da mesma forma coloco meu nome a disposição do partido e dos amigos e companheiros que como eu  se preocupam com os destinos da cidade, sou filho desse município,  aqui  nasci, cresci, constituí  família,  e desejo o melhor para Itamaraju. Como filho desta terra é claro que desejo contribuir de forma mais efetiva para melhorar a vida das pessoas, dar qualidade de vida com um sistema de saúde que funcione, com programas de qualificação para jovens em cursos técnicos e cursos voltados a agricultura familiar, uma vez que Itamaraju é vocacionada para a atividade da agricultura.  




A TRIBUNA: Em Itamaraju, além do PT que é o partido do Governador Rui Costa, existe outra liderança, Luiz Mário que é do PSD e ligado ao Senador Otto Alencar, o Sr. enxerga a possibilidade de uma composição na conjuntura municipal com Luiz Mario?

 Jota Neto: É natural  que teremos uma política de aliança, principalmente com partidos que  formam a base do nosso governo, mas nesse momento é  extemporâneo tecer qualquer comentário a respeito das composições em 2020. O partido deve  dialogar a respeito ouvindo sua base. Nesse momento  temos que buscar nosso espaço no cenário municipal com objetivo de ser protagonista  de uma nova historia, abrindo diálogo com a comunidade e discutir novas ideias para Itamaraju.
 É claro que todos aqueles que fazem parte do Grupo de Rui Costa e Valmir, estão engajados por esse projeto de estruturação e unificação da base do Governo em Itamaraju. O Município não pode e nem deve marchar contra o estado, pois perderemos a oportunidade, mais uma vez, de colocar Itamaraju no cenário Estadual. 

A TRIBUNA:  Caso o PT  o indique como candidato e o Sr. seja eleito, o que Itamaraju pode esperar de Jota Neto Prefeito?

Jota Neto: Quero um governo que valorize o ser humano, que ouça nossa gente, que coloque a vida em primeiro lugar, o governo precisa estar mais perto das pessoas e sobre tudo para aqueles que mais precisam. Quero um governo que seja participativo, com austeridade e respeito ao erário público, aplicando cada centavo em beneficio da comunidade. 
Itamaraju tem aproximadamente 17% da sua população idosa desamparada, precisamos ter uma politica que olhe para os idosos e para a juventude que sofre com o desemprego e a falta de mão de obra qualificada. Teremos a oportunidade ainda de criar um plano para a fomentação da agricultura, base da nossa riqueza. Temos em Itamaraju dezenas de assentamentos que coloca alimentação orgânica e sadia na mesa dos Itamarajuenses e precisam do apoio do poder público e de contrapartida, temos a obrigação de ser parceiros do agronegócio que produz em grande escala o Café, Cacau, Mamão e Pimenta. Somos um dos maiores produtores de gado da Bahia. É preciso que tenhamos comprometimento com essas classes, esse é o meu sonho e lutarei por isso.

A TRIBUNA:  Para Finalizar, qual sua mensagem a população para as próximas eleições:

Jota Neto: Itamaraju precisa esta unida e coesa com o Governo do Estado, precisamos do esforço de cada munícipe para a eleição de um candidato afinado com o estado, e com a vontade de ver o município voltar a crescer e dar qualidade de vida a nossa gente e o nosso povo.
 Caso eu seja o candidato, tenham certeza, serei o elo entre nosso Deputado Valmir Assunção e o Governador Rui Costa,  para atrair os investimentos que o município precisa para alavancar o seu desenvolvimento.

Um comentário: